Mais de 90% dos moradores do Eldorado Parque aprovam instalação de batalhão da PM
Construção da nova base operacional para o policiamento na região foi possível graças a uma parceria público privada entre o Estado e as empresas CMO Construtora, Dinâmica Engenharia, Engel Engenharia e Tropical Urbanismo, que compõe o grupo empreendedor responsável pelo complexo residencial
Desde que foi instalado em sua nova sede na Rua das Magnólias esquina com Rua do Esmalte, no Setor Parque Oeste Industrial, o 42º Batalhão de Polícia Militar de Goiás (PM-GO) tornou-se uma referência positiva para a segurança ostensiva da região oeste da capital. A presença física da PM no bairro tem agradado a população local.
Uma pesquisa feita junto ao maior complexo habitacional da região, o Eldorado Parque, revelou que mais de 90% de seus moradores aprovaram os dez primeiros meses de funcionamento do batalhão, que responde pelo policiamento em 213 bairros. O levantamento detalha ainda que mais de 95% dos condôminos do complexo afirmaram que se sentem mais seguros com a presença da base operacional da PM.
A construção do prédio onde o batalhão está funcionando foi possível graças a uma parceria público privada entre o governo do estado e as empresas CMO Construtora, Dinâmica Engenharia, Engel Engenharia e Tropical Urbanismo, que compõe o grupo empreendedor responsável pelo Eldorado Parque.
O síndico do residencial Anhembi (um dos empreendimentos do Complexo Eldorado Parque), Agnaldo Coelho Nunes, certificou o bom trabalho feito pela corporação após o funcionamento da nova base operacional no bairro. "Precisamos acionar o batalhão duas vezes e, quando foi feito, eles atenderam com eficiência", destaca.
Agnaldo avalia que presença do batalhão da Polícia Militar reforça a sensação de segurança, e claro, a segurança de fato. Ele lembra que o bairro já era tranquilo, mas que essa percepção aumentou ainda mais com a PM mais atuante na região. "Não tivemos reclamações de moradores desde que ele foi instalado. Apesar de estarmos mais longe que os demais residenciais, percebemos poucas reclamações dos moradores", avalia o sindíco.
O batalhão
O quartel serve como base operacional para o serviço de segurança ostensiva de 213 bairros. Construído em uma área 1.199 m² em 88 dias, o batalhão contou com investimentos de R$ 500 mil e possui 18 ambientes, incluindo uma salas de comando, subcomando, administração, alojamento, sala de instrução, copa, central de processamento de dados (CPD), almoxarifado, vestiários, banheiros e recepção.
De acordo com o diretor da Dinâmica Engenharia, Mário Valois, a presença do batalhão da PM no Parque Oeste Industrial contribui ainda mais para desenvolver a região. "Com a maior sensação de segurança, isso possibilita que mais moradores e comércios se instalem no setor", ressalta.
O incorporador e sócio-proprietário da Tropical Urbanismo, Paulo Roberto da Costa, também acredita que a construção do batalhão contribuiu para a consolidação de uma nova centralidade na região oeste de Goiânia. "Doamos a área para a construção do batalhão da Polícia Militar e ainda temos outros projetos para agregar mais valor a essa região e, consequentemente, trazer mais empreendimentos", revela o empresário.
Os benefícios com a instalação e o crescimento do complexo residencial vão além do batalhão. O desenvolvimento da região tem atraído supermercados, universidades, shopping e um pólo gastronômico. Esses investimentos resultam em mais segurança, tranquilidade e bem-estar para os moradores dos residenciais. A região ainda aguarda o lançamento de um futuro mall de serviços e um parque a ser construído pela prefeitura de Goiânia.
Da Comunicação Sem Fronteiras, por Luiz Fernando